Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG)

O QUE É?

PEG significa gastrostomia endoscópica percutânea, um procedimento mediante o qual se coloca um tubo flexível de alimentação através da parede abdominal até o estômago. Permite a nutrição e a administração de líquidos e medicamentos diretamente no estômago, derivando a boca e o esôfago.

COMO É FEITO

O médico utilizará o endoscópio como guia para criar uma pequena abertura na pele do abdômen diretamente acima do estômago por uma técnica chamada trans-iluminação. Este procedimento permite ao médico colocar o tubo de alimentação dentro do estômago com segurança.

Os pacientes geralmente recebem sedação leve e anestesia local, sendo feito também uma dose de antibiótico-profilático antes do procedimento. Geralmente os pacientes podem voltar para a casa após o procedimento.

QUEM PODE SE BENIFICIAR COM UMA PEG

Os pacientes que têm dificuldade para engolir, problemas com o apetite ou impossibilidade de nutrissem de modo suficiente por via oral podem beneficiar-se com este procedimento.

COMPLICAÇÕES

Podem ocorrer complicações devido a colocação da PEG. As possíveis complicações incluem dor local, exteriorização do estômago através do orifício da parede abdominal, infecção local, hemorragias e perfuração intestinal.

TEMPO DE DURAÇÃO DE UM TUBO

Os tubos de PEG duram meses ou anos. Caso rompam ou obstruam podem ser trocados, o que pode ser feito facilmente sem sedação nem anestesia.