Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

O que é uma Ostomia?

A palavra “ostomia” é derivada do grego e significa uma abertura criada cirurgicamente conectando um órgão interno à superfície do corpo. Diferentes tipos de ostomias são nomeados para o órgão envolvido. Os tipos mais comuns de ostomias em cirurgia gastrointestinal são uma “gasatrostomia (conectando o estômago à pele), uma “ileostomia” (conectando o intestino delgado à pele) e uma “colostomia” (conectando o intestino grosso à pele).

Uma ostomia pode ser temporária ou permanente. Uma ostomia temporária pode ser necessária se o trato intestinal não puder ser preparado adequadamente para a cirurgia devido tratar-se de um procedimento realizado na emergência, ao bloqueio por doença ou tecido cicatricial. Uma ostomia temporária também pode ser criada para permitir que um processo de doença ou local operatório cicatrize sem irritação pela passagem das fezes. As ostomias temporárias geralmente podem ser revertidas com perda mínima ou nenhuma perda da função intestinal.

Uma ostomia permanente pode ser necessária quando a doença, ou seu tratamento, prejudica a função intestinal normal ou quando os músculos que controlam o reto não funcionam adequadamente ou requerem remoção. As causas mais comuns dessas condições são câncer retal baixo e doença inflamatória intestinal.

Uma ostomia conecta o intestino delgado ou grosso à superfície do corpo.

Como vou controlar minhas eliminações?

Uma vez que sua ostomia tenha sido criada, seu cirurgião ou um terapeuta estomacal (normalmente uma enfermeira especializada em cuidados com ostomia) irá ensiná-lo a aplicar e usar uma bolsa chamada bolsa de ostomia. A bolsa é feita de uma forma especial de plástico que é presa ao corpo com uma barreira adesiva na pele. Muitos tamanhos e estilos de bolsas de ostomia estão disponíveis. A bolsa é descartável e é esvaziada ou trocada conforme necessário. O sistema é bastante seguro; “Acidentes” não são comuns e as bolsas normalmente são livres de odores. A frequência de seus movimentos intestinais variam, dependendo do tipo de ostomia que você tem, sua dieta e seus hábitos intestinais antes da cirurgia. Se a ostomia for uma colostomia, técnicas de irrigação podem ser aprendidas que permitem um maior controle sobre o tempo dos movimentos intestinais.

Uma bolsa de ostomia é uma bolsa de plástico, presa ao corpo com uma barreira adesiva na pele, que fornece controle seguro e sem odor dos movimentos intestinais.

Minhas atividades físicas serão limitadas?

A resposta a esta pergunta é geralmente um enfático NÃO! Você pode ter amigos ou conhecidos que têm uma ostomia da qual você não tem conhecimento. Figuras públicas, artistas proeminentes e até atletas profissionais têm ostomias que não limitam significativamente suas atividades. Todas as suas atividades habituais, incluindo esportes ativos, podem ser retomadas assim que a cura da cirurgia estiver completa.

Uma ostomia afetará minha vida sexual?

A maioria dos pacientes com ostomias retoma sua atividade sexual habitual. Nos homens, a remoção do reto inferior devido um câncer pode resultar em disfunção sexual devido a lesões nos nervos que passam perto do reto. Isso não está relacionado à ostomia. Muitas pessoas com ostomias se preocupam com a forma como que seu parceiro sexual pensará nelas por causa de sua bolsa. Essa mudança percebida na imagem corporal de uma pessoa pode ser superada por um forte relacionamento, tempo e paciência. Grupos de apoio também estão disponíveis em muitas cidades. Se o procedimento cirúrgico exigir a remoção do reto, você pode discutir a função sexual com seu cirurgião de cólon e reto ou com uma enfermeira especializada antes da cirurgia.

Muitas vezes, é reconfortante para um paciente que está enfrentando uma ostomia permanente visitar outra pessoa que já passou pela cirurgia e se ajustou à sua ostomia. Essas visitas geralmente podem ser coordenadas por seu cirurgião ou enfermeira. Se as circunstâncias ditarem a necessidade de uma ostomia, é provável que você retorne a um estilo de vida satisfatório. Com a habilidade e o apoio de um cirurgião de cólon e reto e uma enfermeira, pode-se lidar com uma ostomia temporária ou permanente e retomar uma vida normal.