Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

FISSURA ANAL

O que é uma Fissura Anal?

Uma fissura anal é um pequeno rasgo ou corte na pele que reveste o ânus que pode causar dor e/ou sangramento.

http://www.fascrs.org/associations/1843/files/fissure1.gifUma visão trans-anal de uma fissura aguda simples.



Quais os sintomas de uma Fissura Anal?

Os sintomas típicos de uma fissura anal são dor extrema durante a defecação e sangue vermelho nas fezes. Os pacientes podem tentar evitar a defecação por causa da dor.

O que causa uma Fissura Anal?

Uma evacuação dura e seca pode causar uma ruptura no revestimento anal, resultando em uma fissura. Outras causas de fissura incluem diarreia e inflamação da área anorretal.

As fissuras anais podem ser agudas (início recente) ou crônicas (presentes por muito tempo ou recorrentes com frequência). Uma fissura aguda geralmente é devido a hábitos intestinais alterados, enquanto uma fissura crônica pode ser devido a maus hábitos intestinais, músculos do esfíncter anal excessivamente tensos ou espásticos, cicatrizes ou um problema médico subjacente.

Como uma fissura pode ser tratada?

Uma fissura aguda é tratada com tratamentos não cirúrgicos e mais de 90% cicatrizam sem cirurgia. Os hábitos intestinais são melhorados com uma dieta rica em fibras, agentes de volume (suplementos de fibras), amaciantes de fezes e muito líquido para evitar a constipação e promover a passagem de fezes moles. Banhos de assento quentes por 10 a 20 minutos várias vezes ao dia são calmantes e promovem o relaxamento dos músculos anais. Ocasionalmente, cremes medicamentosos especiais podem ser recomendados.

Uma fissura crônica (com duração superior a um mês) pode exigir tratamento adicional. Dependendo da aparência da fissura, outros problemas médicos, como doença inflamatória intestinal ou infecções, podem ser considerados. Um teste de manometria pode ser realizado para determinar se as pressões do esfíncter anal estão altas. Um exame sob anestesia pode ser recomendado para determinar se existe uma razão definitiva para a falta de cicatrização.

O que pode ser feito se uma fissura não cicatrizar?

Uma fissura que não responde ao tratamento deve ser reexaminada para determinar se existe uma razão definitiva para a falta de cicatrização. Tais razões podem incluir cicatrizes ou espasmo muscular do músculo do esfíncter anal interno. Aqueles que continuam a causar dor e/ou sangramento podem ser corrigidos por cirurgia.

O que envolve a cirurgia?

A cirurgia usual consiste em uma pequena operação para cortar uma parte do músculo do esfíncter anal interno. Isso ajuda a cicatrizar a fissura, diminuindo a dor e o espasmo. O corte desse músculo raramente interfere na capacidade de controlar os movimentos intestinais e geralmente pode ser realizado com uma curta internação hospitalar.

http://www.fascrs.org/associations/1843/files/fissure2.jpgVisão coronal de uma fissure crônica com uma marca de pele e uma papila anal hipertrofiada.


Quanto tempo leva o processo de cicatrização após a cirurgia?

A cura completa ocorre em algumas semanas, embora a dor geralmente desapareça após alguns dias.

Há chance de recidiva?

Mais de 90% dos pacientes que necessitam de cirurgia para esse problema não têm mais problemas com fissuras. Se o problema retornar sem uma causa óbvia, a pessoa pode precisar de uma avaliação adicional, incluindo teste de manometria anal ou um exame sob anestesia.

As fissuras podem levar ao câncer de cólon? Não! Os sintomas persistentes precisam de uma avaliação cuidadosa, uma vez que outras condições podem causar sintomas semelhantes.