Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

HEMORRÓIDAS

Você sabia…

  • As hemorróidas são uma das doenças conhecidas mais comuns.
  • Mais da metade da população desenvolverá hemorróidas, geralmente após os 30 anos.
  • Normalmente um paciente sofre em silêncio por um longo período antes de procurar atendimento médico.
  • Os métodos de tratamento atuais tornam alguns tipos de remoção de hemorróidas muito menos dolorosos.

O que são Hemorróidas?

Muitas vezes descritas como “varizes do ânus e do reto”, as hemorróidas são vasos sanguíneos aumentados e salientes dentro e ao redor do ânus e do reto inferior.

Existem dois tipos de hemorróidas: externas e internas, que se referem à sua localização.

As hemorróidas externas se desenvolvem perto do ânus e são cobertas por uma pele muito sensível. Se um coágulo sanguíneo se desenvolver em uma delas, pode ocorrer um inchaço doloroso. A hemorróida externa parece um nódulo duro e sensível. Ela sangra apenas se se romper.

As hemorróidas internas se desenvolvem dentro do ânus abaixo do revestimento. O sangramento é indolor e a protrusão durante os movimentos intestinais são os sintomas mais comuns. No entanto, uma hemorróida interna pode causar dor intensa se estiver completamente “prolapsada” – projeta-se da abertura anal e não pode ser empurrada de volta para dentro.

O que causa hemorróidas?

Uma causa exata é desconhecida; No entanto, a postura ereta dos humanos por si só força uma grande pressão sobre as veias retais, o que às vezes faz com que elas inchem. Outros fatores contribuintes incluem:

  • Idade
  • Constipação crônica ou diarréia
  • Gravidez
  • Hereditariedade
  • Mal funcionamento intestinal com o uso excessivo de laxantes ou enemas; esforço durante a evacuação
  • Passar longos períodos de tempo (por exemplo, lendo) no banheiro durante a evacuação.

Seja qual for a causa, os tecidos que sustentam as veias se esticam. Como resultado, as veias se dilatam; suas paredes tornam-se finas e sangram. Se o alongamento e a pressão continuarem, as veias enfraquecidas se projetam.

Quai são os sintomas?

Se você notar qualquer um dos seguintes sintomas, você pode ter hemorróidas:

  • Sangramento durante a evacuação
  • Protrusão durante a evacuação
  • Coceira na região anal
  • Dor
  • Nódulo(s) sensível(s)

Podem as Hemorróidas tornarem-se um câncer?

Não. Não há relação entre hemorróidas e câncer. No entanto, os sintomas das hemorróidas, principalmente o sangramento, são semelhantes aos do câncer colorretal e outras doenças do sistema digestivo. Portanto, é importante que todos os sintomas sejam investigados por um médico especialmente treinado no tratamento de doenças do cólon e do reto. Não confie em medicamentos de venda livre ou outros autotratamentos. Consulte um cirurgião colorretal primeiro para que seus sintomas possam ser avaliados adequadamente e o tratamento eficaz seja prescrito.

Como as Hemorróidas são tratadas?

Os sintomas leves podem ser aliviados com frequência aumentando a quantidade de fibras (por exemplo, frutas, vegetais, pães e cereais) e líquidos na dieta. Eliminar o esforço excessivo reduz a pressão sobre as hemorróidas e ajuda a evitar que elas se projetem. Um banho de assento – sentado em água morna por cerca de 10 minutos – também pode proporcionar algum alívio

Com essas medidas, a dor e o inchaço da maioria das hemorróidas sintomáticas diminuirão em dois a sete dias, e o nódulo firme deve diminuir dentro de quatro a seis semanas. Em casos de dor intensa e persistente, seu médico pode optar por remover a hemorróida contendo o coágulo com uma pequena incisão. Realizado sob anestesia local em regime ambulatorial, este procedimento geralmente proporciona alívio.

Hemorróidas graves podem exigir tratamento especial, muitos dos quais podem ser realizados em regime ambulatorial.

  • A ligadura elástica funciona de forma eficaz nas hemorróidas internas que se projetam durante o esforço para evacuar. Um pequeno elástico é colocado sobre a hemorróida, cortando seu suprimento de sangue. A hemorróida e a banda caem em poucos dias e a ferida geralmente cicatriza em uma ou duas semanas. Este procedimento às vezes produz leve desconforto e sangramento.
  • Injeção e coagulação também podem ser usadas em hemorróidas que apresentam sangramento, mas que não se projetam. Ambos os métodos são relativamente indolores e fazem com que a hemorróida murche.
  • A hemorroidectomia – cirurgia para remover as hemorróidas – é o melhor método para a remoção permanente das hemorróidas. É necessário quando (1) coágulos se formam repetidamente em hemorróidas externas; (2) a ligadura não trata hemorróidas internas; (3) a hemorróida saliente não pode ser reduzida; ou (4) há sangramento persistente. Uma hemorroidectomia remove o excesso de tecido que causa o sangramento e a protrusão. É feito sob anestesia e pode, dependendo das circunstâncias, exigir hospitalização e um período de inatividade. As hemorroidectomias a laser não oferecem nenhuma vantagem sobre as técnicas operatórias padrão, sendo um procedimento muito mais caro e, ao contrário da crença popular, não são menos dolorosos.
  • Outros tratamentos incluem crioterapia, coagulação BICAP e corrente contínua. A crioterapia, popular há 20 anos, consiste no congelamento de tecido hemorroidário. Não é recomendado para hemorróidas porque é muito doloroso. BICAP e corrente contínua são métodos que encolhem a hemorróida. Nenhum desses trabalhos ganhou ampla aceitação.

Ligadura elástica de hemorróidas internas:

  1. Abaulamento, sangramento, hemorróida interna
  2. Elástico aplicado na base da hemorróida

Cerca de 7 dias depois, a hemorróida caiu deixando uma pequena cicatriz em sua base (seta)