Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

DOENÇA DE CROHN

http://www.fascrs.org/associations/1843/files/Crohns-1-Spanish.jpgO que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico do trato intestinal principalmente. Embora possa afetar qualquer parte do trato digestivo, da boca ao ânus, afeta mais comumente a porção inferior do intestino delgado (íleo) ou o intestino grosso (cólon e reto).

A doença de Crohn é uma condição crônica e pode se repetir várias vezes durante a vida. Algumas pessoas têm períodos prolongados de remissão, às vezes por anos, quando não apresentam sintomas. Não há como prever quando uma remissão pode ocorrer ou os sintomas se repetirão.

Quais são os sintomas da doença de Crohn?

Como a doença de Crohn pode afetar qualquer parte do intestino, os sintomas podem ser muito diferentes de paciente para paciente. Os sintomas comuns incluem cólicas, dor abdominal, diarreia, febre, perda de peso e sensação de empachamento. Nem todos os pacientes apresentam todos esses sintomas e alguns não apresentam nenhum deles. Outros sintomas podem incluir dor ou corrimento anal, lesões cutâneas, abscessos retais, fissuras e dor nas articulações (artrite).

Sintomas comuns da Doença de Crohn:

·                           Cólica abdominal

·                           Diarréia

·                           Febre

·                           Perda de peso

·                           Empachamento

·                           Dor ou secreção anal

·                           Lesões cutâneas

·                           Abscesso retal

·                           Fissura anal

·                           Dores articulares

Quem é afetado por esta doença?

Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas a maioria dos pacientes são adultos jovens entre 16 e 40 anos. A doença de Crohn ocorre mais comumente em pessoas que vivem em climas do norte. Afeta homens e mulheres igualmente e parece ser mais comum em algumas famílias. Cerca de 20% das pessoas com doença de Crohn têm um parente, irmão ou irmã e, às vezes, um pai ou filho que tem algum tipo de doença inflamatória intestinal.

A doença de Crohn é semelhante a chamada colite ulcerativa e são frequentemente agrupadas como doenças inflamatórias intestinais. Estima-se que ambas as doenças afetem aproximadamente dois milhões de pessoas nos Estados Unidos.

O que causa a doença de Crohn?

A causa exata é desconhecida. No entanto, as teorias atuais se concentram em uma causa imunológica (o sistema de defesa do corpo) ou em uma causa bacteriana. A doença de Crohn não é contagiosa, mas tem uma ligeira tendência genética (herdada). Um estudo radiológico do intestino delgado pode ser usado para diagnosticar a doença de Crohn.

Como a doença de Crohn é tratada?

O tratamento inicial é quase sempre com medicação. Não há “cura” para a doença de Crohn. No entanto, a terapia medicamentosa com um ou mais medicamentos fornece um meio de tratar a doença em seus estágios iniciais e aliviar os sintomas. Os medicamentos mais comumente prescritos são corticosteróides, como prednisona e metilprednisolona e vários agentes anti-inflamatórios e mais recentemente os imunobiológicos.

Outros medicamentos às vezes usados incluem 6-mercaptopurina e azatioprina, que são imunossupressores. O metronidazol, um antibiótico com efeitos no sistema imunológico, costuma ser útil para pessoas com doença anal.

Em casos mais avançados ou complicados da doença de Crohn, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado. Às vezes, a operação de emergência é necessária quando ocorrem complicações com a doença de Crohn, como perfuração do intestino, obstrução (bloqueio) do intestino ou sangramento significativo. Outros sinais menos urgentes da necessidade de cirurgia podem incluir formação de abscesso, fístulas (comunicações intestinais anormais), doença anal grave ou persistência da doença apesar do tratamento medicamentoso adequado.

Nem todos os pacientes que apresentam essas ou outras complicações precisam de tratamento cirúrgico. A consulta com o gastroenterologista e o cirurgião de cólon e reto ajuda a tomar uma decisão melhor.

A operação para tratar a doença de Crohn não deve ser completamente evitada?

Embora seja verdade que o tratamento inicial preferido é a terapia médicamentosa, é importante observar que, mais cedo ou mais tarde, até 75% dos pacientes com doença de Crohn precisam de operação. Muitos pacientes sofrem desnecessariamente devido à crença equivocada de que o tratamento cirúrgico como tratamento para a doença de Crohn é perigoso ou que causa complicações inevitáveis.

A operação não é “curativa”, embora muitos pacientes não precisem de operações adicionais. Um procedimento conservador é frequentemente seguido, o mais comum dos quais é a ressecção intestinal limitada (remoção da parte doente do intestino). A operação às vezes fornece alívio eficaz e duradouro dos sintomas e muitas vezes limita ou elimina a necessidade de uso contínuo de medicamentos prescritos. É melhor que um médico com conhecimento e experiência no tratamento da doença de Crohn realize a operação.