Centro Brasiliense de Cirurgia e Endoscopia

E-mail

cbce@uol.com.br

Telefone

+ 55 61 33523775

BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL (BGA)

O tratamento cirúrgico da obesidade, também conhecido como Cirurgia Bariátrica, esta baseado fundamentalmente em três modalidades técnicas:

*Restritivas: visam diminuir a capacidade volumétrica do estômago;

*Desabsortivas: objetivam atingir a perda de peso pela incapacidade do intestino de absorver os nutrientes;

*Mistas: associação das duas modalidades anteriores.

O sistema de banda gástrica ajustável (BGA) é uma alternativa cirúrgica, minimamente invasiva, não radical, para o tratamento da obesidade.

É uma operação realizada por vídeo laparoscopia (5 pequenos orifícios) na qual se coloca uma banda (cinto) de silicone em volta do estômago formando uma “ampulheta”, diminuindo a capacidade do estômago receber alimentos para cerca de 20 ml por vez. Esta banda tem um balão conectado por meio de um tubo à um portal no subcutâneo do abdômen, que permite insuflar e desinsuflar a banda, modulando o quanto o paciente pode comer.

QUEM DEVE SER OPERADO ?

Pacientes obesos moderados (IMC entre 35 e 40) que possuem outras doenças relacionadas a obesidade (diabetes, doenças cardio e cerebrovascular, alterações da coagulação, doenças articulares, câncer de diversos locais, cirrose hepática, apnéia do sono, etc.) e não obtiveram sucesso com um programa de perda de peso apenas.

Pacientes obesos severos (obesidade mórbida – IMC maior que 40).

Pacientes que avaliados por médico experiente em matéria de tratamento de obesidade tenham pequena probabilidade de sucesso com medidas não cirúrgicas.

COMO FUNCIONA A BGA ?

Essa é uma operação para tratamento da obesidade do tipo restritiva aonde o alimento que chega ao estômago distende a pequena câmara gástrica formada com a operação e induz uma plenitude ou saciedade com pequenas quantidades.

Funciona, a grosso modo, basicamente como um funil.

O alimento passa lentamente para o resto do estômago onde se processa a digestão. A restrição é dada pela pequena câmara gástrica que se distender além do seu limite o paciente sentirá mal-estar, podendo vomitar.

Nessa operação apenas o excesso de comida ingerido é barrado, líquido passam livremente pela pequena câmara gástrica, portanto se o paciente persistir ou passar a ingerir líquidos hipercalóricos a operação não vai conduzir a uma efetiva perda de peso.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO ?

A maioria dos pacientes tem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

Durante os primeiros 30 dias a dieta é líquida e após isso vai-se aumentando de modo gradual a variedade e quantidade.

A volta completa das atividades se dá em torno de 1 semana.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS NA PERDA DE PESO ?

A BAG resulta numa perda média de cerca de 50 a 60 % do excesso de peso. Por exemplo, um paciente com 140 Kg, 1,70 m e IMC de 48, tem cerca de 65 Kg de excesso de peso e deve perder cerca de 40 a 50 Kg após a operação.

QUAIS SÃO OS RISCOS DESSA OPERAÇÃO ?

A literatura internacional descreve até 10 % de complicações e uma taxa de mortalidade abaixo de 1 %.

A OPERAÇÃO É DEFINITIVA ? QUANTO TEMPO DURA A BAG ?

A operação é definitiva e a duração da BAG não tem limite definido, porém em caso de desejo imperioso do paciente ou de alguma complicação, a mesma pode ser retirada através de procedimento semelhante ao da colocação.             Com certeza o seu médico é a pessoa mais adequada para discutir e esclarecer todas suas dúvidas e expectativas, avaliando os benefícios e os riscos da colocação da Banda Gástrica ajustável.