Cápsula Endoscópica

Cápsula Endoscópica:

 
O QUE É?
A cápsula endoscópica permite o médico examinar a parte média do tubo digestivo, o intestino delgado. O exame é realizado com uma cápsula de vídeo do tamanho de uma pílula, que tem lente e luz própria e fotografará imagens que serão montadas e examinadas.
Trata-se de um exame que requer grande expertise médica para a posterior interpretação das imagens geradas.
 
INDICAÇÃO
Tem indicações bem específicas.
É de grande ajuda para a avaliação do intestino delgado, uma vez que essa parte do tubo digestivo não é alcançada pelas endoscopias tradicionais.
A indicação mais comum para este exame é a hemorragia do intestino delgado. Também pode ser útil para detectar pólipos, doenças inflamatórias do intestino, úlceras e tumores do intestino delgado.
 
REALIZAÇÃO
Trata-se de um exame de fácil realização, sem grandes preparos (apenas jejum prévio de 12 horas). O exame tem a duração de aproximadamente oito horas, após as quais o paciente retorna ao consultório para que as imagens capturadas através de um cinto especial sejam passadas para um computador e analisadas.
Não há necessidade de internação hospitalar, devendo-se estar atento para a história pregressa de aderências, obstrução intestinal e cirurgias prévias.
Durante a realização do exame o paciente poderá tomar líquidos transparentes após duas horas e realizar refeições leves após quatro horas da ingestão da cápsula.
 
COMPLICAÇÕES
São raras, mas podem ocorrer principalmente obstrução intestinal em pacientes que tenham estenose (estreitamento) do intestino delgado, normalmente devido a uma inflamação, a uma cirurgia anterior ou a um tumor.